A nutrição funcional tem como principal objetivo restabelecer o organismo pelo equilíbrio dos nutrientes, através do estudo da individualidade bioquímica de cada pessoa, ou seja, permite com que o nutricionista possa prescrever uma dieta mais personalizada, com a inclusão de alimentos que irão promover o bom funcionamento do organismo, corrigindo "falhas" que possam estar atrapalhando a prevenção de doenças. Para isso precisamos conhecer o nosso paciente profundamente, através de uma anamnese completa, desde o nascimento até os dias de hoje.

Durante a consulta, os pacientes respondem a um questionário sobre vários assuntos, por exemplo, como está o funcionamento intestinal, se as unhas estão fracas, apresenta muita queda de cabelo, alteração de humor, tensão pré- menstrual, celulite, ansiedade, estresse, entre outros.
 
imagem nutriA partir das respostas, e dos sinais e sintomas apresentados, estes serão relacionados com a carência ou excesso de nutrientes no nosso organismo e reequilibrados através da alimentação, suplementos vitamínicos e probióticos.    
 
A nutrição funcional não se preocupa em contar calorias, e sim com que o paciente esteja ingerindo alimentos de qualidade, buscando promover uma harmonia no funcionamento do organismo, com a ingestão de alimentos considerados protetores, como os antioxidantes, que tem a função de promover o funcionamento adequado do nosso organismo e a recuperação e/ou manutenção das funções vitais.
 
Vale lembrar que cada pessoa tem seu organismo funcionando de um jeito, e o que pode dar certo para uma pessoa pode não dar resultado para a outra. Por isso, o aconselhável é sempre procurar uma nutricionista funcional, ela é a pessoa mais adequada para orientar você.
      

 

Por: Érika Fantaguci Chuqui  -  Nutricionista

Consultório: Rua Pio XI, 1041 – Alto de Pinheiros – São Paulo

Telefone: (11) 3832-4008      

www.erikachuqui.com.br

 

Filiação

Os associados poderão usufruir

Veja

 

Contribuição Sindical

Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana

Veja